Praga, capital da República Tcheca é hoje uma das cidades mais procuradas e visitadas da Europa, sua ruas estão sempre lotadas em qualquer época do ano, principalmente nas altas temporadas, fazendo com que os passeios se tornem uma maratona. 

Confira abaixo as dicas de passeios e atrações da cidade. Vem comigo e bora viajar!

Praga não é uma cidade tão grande e difícil de conhecer, entretanto é necessário logística. Embora suas atrações sejam próximas é bom planejar bem o que fazer em Praga, pois há muitos passeios para realizar, lugares para conhecer e alguns tomarão um tempo considerável da sua viagem.

Embora Praga tenha um transporte público de qualidade, como metrô, ônibus e bondinhos, a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando. Caminhar é a forma mais fácil e agradável de conhecer uma cidade. A cidade conta com um Free Tour onde é possível realizar passeios gratuitos e se familiarizar com as atrações de Praga.

Confira a lista dos principais passeios para realizar na cidade.

Praça da Cidade Velha

Praça da Cidade Velha é uma praça histórica localizada no centro de Praga. Próximo a Praça Venceslau e a Ponte Charles, a Praça da Cidade Velha está sempre lotada de turistas.

O Centro Histórico de Praga é uma região encantadora e um dos lugares mais agradáveis de Praga, considerada o coração da cidade. Cheia de edifícios interessantes, entre os quais se destacam a Igreja de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolau e a Prefeitura da Cidade Velha.

Igreja de Nossa Senhora de Týn

Construída no século XIV, a Igreja de Nossa Senhora de Týn impressiona com seu estilo gótico e conta com duas pontudas torres que dominam os céus de Praga.

Igreja de Týn

A igreja conta com 52 metros de comprimento e 28 de largura, embora sua parte mais importante sejam as impressionantes torres que superam os 80 metros de altura.

Igreja São Nicolau

Igreja de São Nicolau – Staré Město

Relógio Astronômico

Outra grande atração da praça são o Relógio Astronômico e a Torre da Cidade Velha, que permite uma visão panorâmica de toda a praça.

O relógio medieval é o mais famoso do mundo. Foi construído em 1410 pelo mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI.

A fachada é composta pelo relógio astronômico, que mostra a posição do Sol, da Lua e dos planetas no céu no momento exato e outro relógio adornado com os símbolos do zodíaco. 

A principal atração do relógio é a caminhada dos apóstolos que acontece toda vez que o relógio marca as horas cheias. Além dos apóstolos, você encontrará outros quatro personagens: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte, um esqueleto que marca o início do desfile ao puxar uma corda.

Torre do Relógio

Para quem deseja ter uma boa vista de cima da Praça da Cidade Velha, o melhor que você pode fazer é subir a Torre do Relógio da Prefeitura.

O horário da torre é de terça a domingo, das 9:00 às 18:00 horas e às segundas das 11:00 às 18:00 horas. Preço: 130 coroas.

Confira aqui para mais informações.

Ponte Carlos

A ponte Carlos (Karluv Most) é a principal atração turística de Praga, então esteja preparado para encontrá-la cheia de turistas de todo o mundo.

Construída em 1357, a ponte recebe o nome do rei Carlos IV, pois ele colocou a primeira pedra da construção. Com mais de 500 metros de comprimento, a ponte liga a Cidade Velha à Malá Strana, o bairro do outro lado do Rio Moldava. No passado, quatro faixas da ponte eram destinadas à passagem de carruagens, atualmente é de uso exclusivo de pedestres. 

Por toda sua extensão pode-se observar estátuas instaladas dos dois lados, sendo a primeira colocada na ponte em 1683 de São João Nepomuceno, que havia sido jogado no rio em 1393 por ordem de Venceslau IV e que no século XVIII foi santificado.

Faça um pedido: A estátua de São João Nepomuceno está no local onde o mesmo foi jogado na água. Diz a lenda que quem faz um pedido colocando a mão esquerda na base da estátua terá o desejo realizado.

Castelo de Praga

O cartão postal da cidade é o Castelo de Praga (Pražský hrad). Com uma área superior a 72,5mil m², ele faz jus ao seu posto de maior castelo do mundo. Para minha surpresa o castelo não é necessariamente um castelo, mas sim, um complexo de construções e igrejas. Reserve um bom tempo do seu dia, pois o passeio pelo castelo consomem parte do seu dia.

Vista do Castelo pela ponte Carlos

Construído no século IX, o castelo é uma das construções mais importantes da cidade. Em seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de PragaTorre Dalibor, Basílica de São Jorge, entre outras atrações.

Catedral de São Vito
Vista posterior da Catedral

Principais passeios e atrações:

  • Catedral de São Vito: É símbolo de Praga, possui importante história e um notável valor artístico para a cidade e República Tcheca.
  • Rua do Ouro: A pequena Rua do Ouro é um dos lugares mais acolhedores do interior do recinto do castelo. Ocupada por casinhas coloridas que em outros tempos abrigaram ourives, na atualidade a zona conta com interessantes lojas de artesãos.
  • Antigo Palácio Real: Criado no século IX como um primitivo palácio de madeira, o antigo palácio sofreu importantes mudanças até se tornar o impressionante edifício que se conserva na atualidade. 
  • Basílica e Convento de São Jorge: Fundada em 920, a antiga basílica foi ampliada em 973 com a construção do convento, que atualmente abriga a coleção de arte boêmia do século XIX da Galeria Nacional de Praga.

Igreja São Nicolau (Malá Strana)

A Igreja de São Nicolau é considerada a mais bonita construção barroca de Praga. Sua construção começou em 1673 por ordem dos jesuítas, porém suas obras foram finalizadas terminado em 1752.

Igreja São Nicolau – Malá Strana

Sua cúpula ostenta 20m em diâmetro e sua altura interna de mais que 49m representa o mais alto interior em Praga, que ao mesmo tempo é uma das melhores expressões da decoração artísticas do alto-barroco. Sua torre pode ser visitada oferecendo uma visão privilegiada do bairro de Malá Strana.

Náplavka

Meu lugar preferido de Praga. É atualmente a área mais atraente e socialmente mais animada nas margens do rio Maldova, na parte central de Praga. 

Os visitantes podem desfrutar de uma bela vista da ponte de São Carlos.

Casa Dançante

A Casa Dançante é um prédio de comercial no centro de Praga. Desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, atrai a atenção dos turistas por sua estrutura diferenciada.

Casa Dançante

Bairro Judeu

Local de muita história na cidade. Bairro muito bem conservado, com várias sinagogas e o famoso Cemitério Judeu. Visitamos o bairro judeu no sábado e, infelizmente, a entrada para o cemitério e sinagogas estava estava fechada.

Curiosidade: No judaísmo o sábado (pronunciado “Shabat”) significa “descanso,” “repouso”. É o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, pois segundo a tradição hebraica Deus descansou no sétimo dia após completar a criação do universo.

Por esse motivo, o ideal é planejar bem os dias da viagem e o que visitar em cada dia da semana para não correr o risco de dar de cara na porta, como nós. Mesmo assim valeu a pena a visita e deixamos pra próxima.

Cemitério Judeu

Sinagoga Pinkas: É o segundo templo judeu mais antigo da cidade. A sinagoga dá acesso ao Antigo Cemitério Judeu. Uma das mais famosas de Praga, em suas paredes estão escritos os nomes dos mais de 77mil judeus tchecoslovacos assassinados no período nazista. Abriga em seu interior, uma coleção de desenhos do Campo de Concentração de Terezin feitos pelas crianças que ali estiveram.

Sinagoga Velha-Nova: Construída em 1270, esta sinagoga é a mais antiga da Europa ainda em funcionamento.

Sinagoga Espanhola: É a sinagoga mais nova do Bairro Judeu. Ganhou este nome devido a arquitetura mourisca similar à Alambra de Granada (construção no Sul da Espanha).

Sinagoga Klausen: A sinagoga Klausen está na saída do Cemitério Judeu. Em seu interior abriga uma grande coleção de textos hebreus. 

Praça Venceslau

Fugindo da rota histórica da cidade velha, a praça foi palco de grandes manifestações na cidade. Atualmente é rodeada de hotéis, restaurantes e lojas.

Ao final da praça avistamos o lindo Museum Nacional de Praga.

Gostou das dicas dos principais passeios de Praga? Deixe suas dúvidas, dicas e comentários

Buscando mais informações sobre Praga? Tem um outro post aqui no site, confere lá.

Até a próxima e bora viajar!!

Você também pode gostar:

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.